sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Seminário Pekiti Tirsia Tactical Association 2020 BHMG

Uma rápida noção sobre Artes Marciais Filipinas

Considere alguém que tenha altas habilidades no uso de lâminas curtas e longas, bastões, armas contundentes diversas, somadas a habilidades de luta desarmada bastante diferentes do que você conhece. Esta é uma descrição, muito resumida, do típico praticante de Artes Marciais Filipinas, também conhecidas como Kali. Armas em primeiro plano, porque nos confrontos reais a vida, a morte e a preservação da incolumidade física são decididas, antes de tudo, pela força das armas. Não espadas milenares, nem lanças especiais ou itens com formatos mirabolantes de "grande valor cultural", cuja aplicabilidade nos tempos modernos é pouca ou nenhuma. Afinal, quem usa uma Alabarda, ou uma espada Claymore no dia a dia?


Faca de lâmina fixa, canivete, karambit, push dagger, facão, bastão fixo, bastão retrátil, dulo-dulo ou kubotan, soco inglês, e tudo o que sirva para cortar, perfurar, bater, incluindo artefatos mais modernos, como lanterna e caneta tática, dentre outros armamentos, encontram sua plena expressão e força sob a poderosa tecnologia de combate do Kali. Sobre as técnicas desarmadas pode-se dizer o mesmo, pois elas seguem padrões peculiares que visam potencializar ao máximo cada golpe traumático, imobilização e projeção.
  • Excelência em defesa e proteção pessoal? Sim.
  • Excelência na incapacitação permanente ou temporária de ataques e ameaças? Sim.
  • Excelência no controle e contenção de pessoas? Sim.
  • Aprimora de forma acentuada reflexos, coordenação motora, percepção espacial, ambidestria e agilidade? Sim.
  • Aprimora a percepção de segurança e aumenta o equilíbrio emocional? Sim.
  • O uso de armas reduz ou anula as diferenças de ordem física, sendo por isto arte de excelência em defesa pessoal para mulheres.
  • Outros benefícios? Sim.

Mas, não se trata de um esporte! Não é um esporte! 



Sobre o já tradicional evento anual

Um evento tradicional de uma arte que você (ainda) não conhece. Assim definimos nosso encontro anual com o Tuhon Jared Wihongi, que ocorre desde 2017 aqui em BH. Antes dessa data, instrutores e estudantes do Pekiti Tirsia Kali seguiam para outros locais do país, onde o Tuhon já percorria. Promovíamos muitos eventos por aqui, mas não de tamanho peso. A aliança formada pelas organizações CDP, Kali 1307 e Sagarana Kali (que há mais de uma década têm desenvolvido o Kali no Estado de Minas Gerais) possibilitou a inserção de nossa capital no circuito dos mais importantes eventos de Artes Marciais Filipinas que ocorrem periodicamente no território nacional, consolidando Minas como um dos centros de referência no setor.




O Tuhon (Mestre) Jared Wihongi, fundador de Pekiti Tirsia Tactical Association (PTTA) está entre os mais destacados instrutores Pekiti Tirsia Kali (PTK), tanto em seus aspectos tradicionais, quanto no âmbito tático, sendo também um dos mais consagrados instrutores operacionais e policiais do mundo. Pekiti Tirsia Tactical Association é a organização PTK que mais cresce no plano internacional, estando presente em cerca de trinta dos mais importantes países.

O seminário internacional anual é aberto ao público. É elaborado para proporcionar uma ótima experiência a todas as pessoas, desde quem nunca teve contato com artes marciais, até aqueles que já se constituem mestres em suas respectivas artes. Homens e mulheres de todas as idades, civis e militares, operadores da segurança pública, professores de artes marciais que desejam enriquecer seus conhecimentos com perspectivas de combate armado, pessoas que já compreendem as doutrinas de defesa pessoal como sendo parte indispensável de uma boa educação para a vida, gente que ama aprender coisas novas e interessantes.

Participe! Inscreva-se! Junte-se a nós! Treine Kali!











Nenhum comentário:

Postar um comentário