quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Equipamento de treino - O basicão.


Ainda não nos deram notícia de que alguma outra arte de combate leve o adepto a juntar tantas "quinquilharias" quanto as Artes Marciais Filipinas. É bastão que nunca é o bastante; é faca de todo tipo: grande, pequena, fio duplo, neck knife, canivete, karambit fixo e dobrável, dulo-dulo, soco inglês (buku lima), lanterna tática, push dagger, chicote, machado, tomahawk, sjambok, kukri, golok, barong, facão (facão corrige), black jack, facas que dão choque, armas de fogo. Tudo em versão de treinamento, obviamente. É tranqueira que não acaba mais.

Verdade; sempre queremos um pouco mais de material. Isso é bom, especialmente se você almeja se tornar um(a) instrutor(a). Mas você não precisa entrar numa de virar um(a) tarado(a) com equipamentos, embora essa tendência vá surgindo na medida que seu conhecimento e sua habilidade vão aumentando. Hahahaha! Isso, também, não tem nada de mal, só o peso da bolsa.

Se você é “meio” mão de vaca, ou imune às tentações, pelo menos em termos de material de treinamento você pode se ater ao mínimo indispensável.

Considerando que você resolveu treinar para valer e progredir, o básico é:


- Uniforme: Camiseta da Família K1307; uma ou duas (ou até mais, pra não ter de lavar todos os dias).

- Bastões: Um par. Sim, um par. Lembre-se que o Kali tem os chamados sinawallis e outras técnicas com uso de duas armas.

- Facas: Duas. Qual o tamanho? O adotado como padrão, normalmente cinco polegadas, o tamanho médio das facas de combate militares. Nem grande, nem pequena, mas apta a desenvolver o senso correto de distâncias e exatidão de movimentos.

- EPI (Equipamento de Proteção Individual): Óculos de proteção. Aqui, no Kali1307, os óculos de proteção são os únicos materiais obrigatórios. Somos meio “old school” e nossa filosofia tem fortes e convincentes razões para que você evite treinar de “armadura” (por crer que “blindado” você poderá treinar “realisticamente”). Porém, não saia por aí achando que qualquer tipo de óculos serve. Clique aqui e descubra quais tipos de óculos...

Fechou. Com esse basicão você está com equipamento completo para cobrir todas as fases do aprendizado. Claro que, na medida em que você cresce, como dissemos antes, vai querer aprender e se aperfeiçoar no uso de outras armas. Aí começa a coleção de “brinquedos”. Vá adquirindo aos poucos, mas aprenda de tudo.

Siga em frente com alegria, ânimo e dedicação! Seja rica a sua jornada pelo Kali! Ótimos treinos para você!

Mabuhay!


Certamente, você ainda não tem uma bolsa dessas. Mas há de ter...  Hahahaha!


Nenhum comentário:

Postar um comentário