segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Um pequenino bastão com o curioso nome de "Dulo-dulo"

No sábado, 27 de julho de 2013, o Professor Davide Lupidi [Itália] promoveu uma sessão de treinamento específica, dedicada a técnicas de luta e defesa com Dulo-dulo.

Dulo-dulo, para quem não conhece é um dos nomes que nas Filipinas se dá para aquele pequeno bastão, cujo comprimento pouco escapa da palma da mão, por isto chamado ainda “palm stick”. É arma muito eficaz e discreta, que pode ser incorporada às técnicas de mãos vazias, ou em conjunto com outras armas. Usado para contundir, controlar e imobilizar, atuando sobre feixes musculares ou nervosos. Extremamente eficaz quando devidamente utilizado.

Seminário Pencak Silat 2013


Seminário Pencak Silat 2013


O trabalho envolveu exercícios de ataque e defesa integrados ao Panantukan [“Boxe Filipino”], além de bloqueios e [dolorosas] imobilizações e projeções, deixando claro o considerável aumento na capacidade de luta, quando se usa como apoio a pequenina arma. E, para completar, Guro Lupidi falou sobre a facilidade de se utilizar, de maneira eficaz, objetos comuns, tais como canetas, celulares, etc, como armas improvisadas, uma vez que o estudante tenha certo domínio das técnicas apropriadas. 

Seminário Pencak Silat 2013


Seminário Pencak Silat 2013


Seminário Pencak Silat 2013





Nenhum comentário:

Postar um comentário